terça-feira, 12 de abril de 2022

Escola 1134

 

Eu vivo na rua da Escola 1134 desde 2017, mas foi em fevereiro de 2021 que os problemas desta Escola primária passaram a fazer parte da minha agenda. Fruto da paralisação das empresas de recolha de lixo, estávamos com a rua extremamente suja, os moradores da rua e do Catambor estavam a colocar o lixo no chão, o lixo chegou a ficar espalhado até a minha porta. Já podem imaginar os bichos e cheiros que tínhamos dentro de casa

Essa situação do lixo fez com que eu tivesse a necessidade de ir conversar com os vizinhos mais antigos na Rua. Os vizinhos também estavam agastados com toda essa situação. Uma das vizinhas já tinha arranjado um menino para limpar a Rua, então decidimos contactar os outros moradores da Rua. Depois de muito esforço pessoal, consegui os contactos de todos os vizinhos, criamos um grupo de WhatsApp, a onde passamos a partilhar os problemas da Rua.  Houve reação positiva de todos os vizinhos. Conseguimos sanar os problemas do lixo e da limpeza da rua. E hoje temos uma comissão de moradores ativa, e todos contribuem mensalmente  para pagar o trabalhador de limpeza.

Depois do lixo resolvido, sensibilizamos todos os moradores da rua para fazerem parte da Comissão de Moradores, para todos juntos e organizados ajudarmos a resolver todos os problemas da comunidade.  A escola primária da rua foi eleita como uma das prioridades do grupo.

Em Março de 2021, durante a pandemia previa-se o reinicio das aulas presenciais, e a escola primária 1134 não tinha condições para assegurar os protocolos de  Bio-segurança. Era facto, que a escola era muito carente, as imagens falam por sí:


 

A comissão de moradores da rua Jaime cortesão decidiu unir esforços para ajudar a escola, decidimos apelar a sensibilidade de pessoas individuais e instituições publicas e privadas, lançamos o apelo com estes panfletos que eu criei:

 

Com muita alegria e esperança, começamos a receber ajuda de pessoas singulares e organizações Públicas e privadas. Todas as reações foram bastante incentivadoras, no sentido de que estávamos a fazer uma grande Acão de amor ao próximo.

Depois de muito trabalho administrativo para cumprir com os requisitos exigidos pelas Instituições parceiras que reagiram ao nosso apelo para apoiar a Escola, no dia 19 de outubro de 2021 as obras iniciaram.

 

                          ~

De realçar que todo este projeto alterou a dinâmica da escola, os alunos estiveram a estudar durante muitos meses divididos em  grupos noutras escolas no Bairro

Após quase 3 meses de obra, no dia 21 de janeiro o patrocinador entregou a Escola à direção, na presença dos representantes de várias Instituições Publicas e Privadas:  


 

Apesar de ter estado ausente neste dia por força de outros compromissos, fiquei bastante feliz com toda a repercussão que a nossa Acão de amor ao próximo teve:

https://youtube.com/watch?v=qisDt05ruN4&feature=share

 

Uploading: 1828276 of 1828276 bytes uploaded.



Estou profundamente Grata, pelo meu sentido de ajuda e amor ao próximo ter sido o pivot deste projecto, ter unido esforços de várias pessoas anónimas e Instituições públicas e privadas. Tenho plena confiança de que o destino destas crianças vai ser muito melhor, vão ser crianças melhor preparadas, com a memória da transformação desta escola para um  lugar digno para aprender.

Um agradecimento especial aos nossos parceiros individuais anónimos, DPWorld, MINTRANSP. e a Academia BAI.


 IndyCoelho




Sem comentários:

Enviar um comentário